‘A programação é a linguagem do século 21’

Que as tecnologias chegaram em nossas vidas para permanecer, absolutamente ninguém mais duvida. Agora, que o horizonte das inovações como vamos se relacionar com elas é um tema que está sendo bastante discutido. Especialistas já apontam a programação como a linguagem do horizonte ferramentas que ensinam a codificar estão ganhando força e mais espaço.

É o caso da Codecademy, plataforma conectado que oferece aulas gratuitas de criptação em linguagens de programação. “ montamos empresa, um par de anos meio detrás, já tínhamos em mente que a programação é a habilidade mais essencial do século 21”.

É fundamental que as pessoas entendam porque razão como essas mudanças estão acontecendo que se envolvam com elas. “Todas e cada uma das indústrias, seja de jornalismo, medicina, lavoura, são impactadas pela ciência. É essencial que aprendam no mínimo o essencial da linguagem que está mudando a vida de toda a sociedade.”

Para este, o nível da programação possui efeitos multidisciplinares, que envolve diversas áreas de nossas vidas. “Apreender essa linguagem torna as pessoas melhores em varias coisas. Melhora a capacidade de resolver desvantagens, em enfrentar com desafios obstáculos. Essas habilidades são essenciais para a vida como um todo.”

A crescente relevância da linguagem não é inovação. Mitch Resnick, fundador do Scratch, um projeto do Media Lab, do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que ensina alunos desde os 5 anos a entregar os primeiros passos em programação, já comparou a relevância em aprender a programar com a de aprender a ler: “ você aprende a ler, você deve logo ler para aprender. É a mesma coisa ao redigir códigos. Se você aprende a redigir códigos, você deve redigir códigos para aprender”, diz em sua apresentação durante o TEDx Beacon Street, no ano pretérito.

Em um post publicado no EdSurge, completou: “Vejo a cifragem (programação de computadores) como uma extensão da escrita. A capacidade de codificar deixa “redigir” novos tipos de coisas como histórias interativas, jogos, animações simulações”.

Até dezembro do ano passado, a Codecademy já tinha ultrapassado a marca de 24 milhões de usuários únicos, segundo o The Wall Street Journal. Para Sims, o sucesso se dá porque ensinar as pessoas a programar as ensina também a meditar a apreender as tecnologias, não somente fazer um uso passivo delas.

A plataforma já é usada em várias escolas dos Estados Unidos , segundo o empresário, concordâncias para levar a Codecademy para países do sudeste asiático, como Malásia Singapura, já são estudados pelos governos.

PHP: o que é o que significa?

PHP é uma linguagem de programação gratuita de código acessível. Classificada como uma linguagem de uso por norma geral, o PHP é principalmente adequado para o desenvolvimento web e deve ser incluído em documentos HTML.

O que assemelhava a uma sigla, de fato é um acrossílabo recursivo que significa Hypertext Preprocessor. Embora no começo o codigoPHP foi chamado de Personal Home Page Tools pelo seu instituidor Rasmus Lerdof.

No início, o PHP era unicamente um conjunto de scripts para promover os acessos de um projeto para o currículo disponível.

Os scripts não passavam de um conjunto de binários CGI (Commom Gateway Área de interação) escritos em C, que em alguns anos depois deram origem a uma das linguagens de programação mais populares do planeta.

Ao liberar o código, Rasmus já tinha conferido à linguagem para especificidades usos que são conhecidos até os dias atuais. As variáveis do estilo Perl, sintaxe HTML versão automática de formulários já foram implementadas naquele ano, embora bastante rudimentares do que atualmente.

Evolução da linguagem PHP

O PHP passou por diversas versões, sendo que as de proeminência foram a 3, 5 7. O PHP 5 foi a versão mas popular do PHP até atualmente é oferecida em muitos servidores de hospedagem.

  • PHP 2/FI – versão beta inicial do PHP, lançada em 1997, ainda não estava pronta para ser usada em produção.
  • PHP 3 – ainda 1997, o PHP passou a ser levado a objetos, suporte para bancos de dados comerciais novos protocolos;
  • PHP 4 – implementou métodos para permitir maior interação com outros componentes linguagens;
  • PHP 5 – em 2004, o PHP reformulou sua orientação de objetos, trazendo mas visibilidade para interfaces construtores;
  • PHP 7 – trouxe melhorias no desempenho firmeza, chegando geminar o desempenho em pequeno número de aplicações.

Ciclo para toda a vida do PHP – 5.6 até 7.2

Hoje em dia, a recomendação é que utilize o PHP em sua versão atual, que tenha suporte do desenvolvimento especialmente na  segurança

Vale a pena aprender PHP?

Uma das duvidas mas populares há o interesse em aprender alguma novidade, especialmente na espaço de conhecimento é: Veja, http://www.aprenderpassoapasso.com/ “vale a pena aprender a linguagem X?”.

Essa pergunta é geral em fóruns, comunidades grupos de desenvolvimento. Com tantas linguagens de programação, não é tão fácil descobrir que a melhor para debutar a aprender.

Mesmo para quem pretende desenvolver para internet, existem outras linguagens bastante relevantes para esse término, como Python, Ruby Java.

Porém o que aprender PHP no lugar de uma dessas outras linguagens? O que o PHP possui de singular para se primar em meio a outras tecnologias da ?

Para quem está com essa incerteza, cá vão várias das incentivos de optar o PHP.

  • Popularidade – a linguagem aparece no top 10 de todos e cada um dos rankings das linguagens de programação mas usadas no planeta;
  • Mas usada para páginas – a linguagem é usada em quase80% dos páginas na Net como linguagem de back-end;
  • Curva de aprendizagem – programação é difícil para a maior parte das pessoas, porém o PHP possui uma estrutura simples de aprender;
  • Materiais de referência – possui uma comunidade imensa, não faltam materiais de referência para aprender a linguagem;
  • Ociosidade de frameworks – não faltam frameworks PHP para auxiliar no desenvolvimento, como Laravel, Zend Symfony;
  • Melhores CMS – A linguagem está por trás de sistemas amplamente usados, como WordPress, Magento, Moodle, phpBB bastante mas.

Apesar disso, é bastante simples descobrir uma hospedagem barata de inferior codigo que suporte PHP. De forma, se você almeja poupar ou possui um avaliação restringido para desenvolver um site, o PHP é uma ótimo escolha.

Porém é perfeito, e inclusive o PHP veja aqui. Sua estrutura deixa fazer a mesma coisa de varias formas, isso deve terminar tornando o código mais propenso a falhas. A linguagem também não é ideal para aplicações que não sejam para rede, não obstante pequeno número de bibliotecas permitirem esse uso.